segunda-feira, 25 de junho de 2012

EM ALTO PARNAÍBA, POVO E LIDERANÇAS APOIAM ITAMAR VIEIRA

Em uma convenção com a presença de uma multidão, cinco partidos oficializaram a candidatura do agricultor Itamar Nunes Vieira, do PSB, à Prefeitura de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, em outubro próximo. PDT, PT, PSB, PRP e PT do B firmaram coligação, intitulada Agora é a Vez do Povo, escolhendo, ainda, como candidato a vice o professor Raimundo Nonato de França Oliveira, atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Alto Parnaíba, e à Câmara Municipal.

Com a presença de lideranças partidárias e comunitárias e dos ex-prefeitos Luiz Gonzaga da Cruz Lopes, Raimunda de Barros Costa e do atual vice-prefeito e ex-prefeito José de Freitas Neto, o Zé Paraíba, centenas de pessoas se mantiveram durante toda a manhã nas dependências do colégio Tia Eliza, local do evento, e na rua em frente. As pessoas literalmente vestiram a camisa, aplaudindo os oradores que se revezaram especialmente nas críticas aos primos que desde janeiro de 2005 mandam na Prefeitura, o que gerou o caos político e administrativo, a ineficiência e a incapacidade de gestão, o compadrio com cargos públicos, rumando, o atual governo, pelo ganho fácil da agiotagem.

O meu partido, o PDT, decidiu lançar apenas dois candidatos a vereador, os professores Carmélia Pacheco e Wladimir Brito Rocha, que se pronunciaram de forma contundente contra a corrupção e em favor de uma transformação imediata e radical nos rumos da política e da administração pública em Alto Parnaíba.

Itamar Vieira, em seu discurso, reiterou seus compromissos com o fim da política corrupta do atraso e pela preparação eficiente do município de Alto Parnaíba para recepcionar o desenvolvimento econômico, social e populacional que se avizinha, especialmente com a pavimentação do trecho da BR-235 entre a vizinha Santa Filomena e Gilbués/PI e, consequentemente, ao centro sul do Brasil, e a extensão indispensável da rodovia com a ligação ao Estado do Tocantins.

Não sendo possível o meu comparecimento pessoal, enviei uma mensagem gravada onde externo as minhas esperanças na liderança do Itamar e na convicção de que o caminho é este.

Em Santa Filomena, do lado piauiense de Santa Filomena, uma grande convenção escolheu o prefeito Esdras Avelino Filho, do PTB, como candidato à reeleição, tendo por candidato a vice Adauton Queiróz, do PSB.

Fotos: Dhiancarlos Pacheco

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EM ALTO PARNAÍBA, OPOSIÇÃO DECIDE SE UNIR



Em uma lúcida e realista decisão, onde as ambições partidárias foram substituídas pela necessidade de dar a Alto Parnaíba uma chance concreta de conquistar a sua independência ante governos medíocres, apáticos e incapazes de entender e de abraçar o desenvolvimento econômico e social que bate aceleradamente às portas do município sul maranhense, o PDT, o PSB e o PT decidiram se unir com um único candidato a prefeito no pleito eleitoral de outubro próximo.

No domingo, 24 de junho, entre as oito e as doze horas, no centro educacional Pedro Damasceno Filho (colégio tia Eliza), esses partidos estarão oficializando a candidatura à Prefeitura de Alto Parnaíba do atual pré-candidato Itamar Nunes Vieira.

Casado com Noemi Fonseca Moreira Nunes e pai de dos filhos, com um neto, o alto-parnaibano Itamar Nunes Vieira, filho de Areolino Vieira e de Albertina Nunes Vieira, é um agricultor estabilizado, administrador com capacidade reconhecida, foi o vereador mais votado de nossa terra em 1982 e presidente da Câmara Municipal entre 1983-84, quando teve todas as suas contas de gestão e ordenador de despesas aprovadas pelo Tribunal de Contas maranhense e pelo legislativo local sem a mínima ressalva. Entre 1989-1992 foi vice-prefeito, último cargo eletivo que exerceu.

Além do PT, do PSB e do PDT, lideranças políticas individuais, comunitárias e da sociedade civil, jovens e chefes de família estão unidos no mesmo projeto de dar a Alto Parnaíba a oportunidade de um governo honesto, planejado, eficiente, capaz de gerenciar a coisa pública como pública, sem intervenções indevidas, saneando as finanças municipais maltratadas ultimamente e implantando uma gestão que priorize setores básicas para o desenvolvimento econômico e social do mais meridional município do Maranhão, não deixando escapar o crescimento já verificado e exclusivamente de responsabilidade da iniciativa privada, a partir do agronegócio, e a perspectiva de desenvolvimento ainda maior com a rodovia BR-235 em construção no trecho Gilbués a Santa Filomena/PI e consequentemente Alto Parnaíba.

A família de Itamar e a minha foram e continuam vizinhas há mais de quarenta anos. Areolino Vieira, pai de Itamar, foi um dos mais sinceros e leais amigos de meu saudoso pai, Antonio Rocha Filho, o Rochinha. Minha mãe, Maria Dacy do Amaral Rocha, é madrinha de batismo de Eimar, irmão gêmeo de Itamar.

Portanto, ao indicar o nome de Itamar à convenção do meu partido, o PDT, o faço plenamente consciente de que ele representa, no momento, o projeto político que defendo há anos e que objetiva libertar Alto Parnaíba dos ranços que insistem na Prefeitura como quinhão hereditário da família do prefeito de plantão e daí as mazelas governamentais impostas ao povo.

E posso afirmar, com plena convicção, que além de capaz, humilde, extremamente trabalhador, Itamar Vieira é um homem de paz, do bem, de fé em Deus e em seus ensinamentos, de boa índole, de diálogo fácil, enfim, detém todas as condições – inclusive de natureza moral – para conduzir os destinos de nossa terra.

terça-feira, 5 de junho de 2012

EM ALTO PARNAÍBA, MAÇONARIA TERÁ INICIAÇÃO NO DIA 16


Uma instituição milenar, com excelentes serviços prestados à humanidade e especialmente ao Brasil nos momentos mais cruciais de sua história, como na independência, na abolição da escravatura e na proclamação da República, a maçonaria busca sempre a inovação, inclusive com novos integrantes.

No próximo 16 de junho a Loja Maçônica Harmonia e Trabalho, do Grande Oriente do Brasil, que está completando o cinquentenário de sua instalação na cidade sul maranhense de Alto Parnaíba, receberá três novos maçons, José Damasceno Nogueira Filho, e Fábio Lustosa Pires, da vizinha Santa Filomena, no Piauí, e Wladimir Brito Rocha, de Alto Parnaíba.

Não tenho dúvidas da excelente aquisição que, com certeza, manterá ainda mais ativa a tradição da oficina maçônica, atualmente presidida pelo venerável Maurício do Amaral Rocha.

E por falar na Loja Harmonia e Trabalho e na Maçonaria, no último 18 de maio o salão da entidade recebeu maçons, familiares e convidados do homenageado Francisco Rodrigues Costa, o Chico Rosa, obreiro maçom dos primeiros a ingressar na oficina de Alto Parnaíba há mais de quarenta e cinco anos, ainda ativo, na comemoração de seus noventa anos de vida, ao lado da esposa, dona Cecília Maria de Jesus Costa, filhos, netos, bisnetos, genros e noras. O ex-vereador Chico Rosa, que chegou a Alto Parnaíba ainda menino como retirante da seca no norte do Piauí, não se deixa abater pela idade, continua pedalando a sua bicicleta em alguns quilômetros todos os dias, bem humorado, fraterno, bom de prato, de papo, um narrador privilegiado de parte de nossa história.

domingo, 3 de junho de 2012

MORRE O EX-PREFEITO RENAN SOARES


Faleceu hoje pela manhã, em Palmas, o ex-Prefeito de Alto Parnaíba, no extremo sul maranhense, Renan Soares, aos 74 anos de idade.

Renan sofria da doença de Parkson, entretanto, a causa de sua morte não foi divulgada.

Renan Soares era o segundo filho e último filho do ex-Prefeito e empresário José Soares, o Zuza, e de dona Maria Eulina Carvalho de Brito Soares, falecidos, e casado com Luiza Nogueira Avelino Soares, filha do ex-Prefeito do município sul piauiense de Santa Filomena, Antonio Luiz Avelino e dona Zulmira Nogueira Avelino. O casal teve quatro filhos: Renan Soares Filho, Rener Avelino Soares, Ranieri Avelino Soares – ex-Prefeito de Alto Parnaíba – e Robério Avelino Filho. O outro irmão de Renan é Zoroastro Soares, atualmente com 82 anos de idade, pai do Prefeito Ernani do Amaral Soares.

Renan foi vereador e depois prefeito do município sul maranhense entre 1977 e 1983. Também pecuarista e comerciante, Renan Soares inovou ao implantar em alto Parnaíba, em uma região essencialmente agrícola, a primeira indústria de calcário, ainda em funcionamento.

Fica o nosso respeito e os nossos sentimentos pela morte desse importante homem público e de negócios, que já faz parte da história de nossa terra.