sábado, 11 de dezembro de 2010

TURISMO NO ALTO PARNAÍBA

Entregamos ao deputado Pedro Novais, quando de sua visita em campanha eleitoral a Alto Parnaíba, algumas reivindicações, todas voltadas às necessidades e causas de nossa terra, dentre as quais a viabilidade turística das margens do rio Parnaíba na região do Alto Parnaíba maranhense e piauiense, onde o grande rio tem as suas nascentes.

Veio a calhar a escolha de Novais para o ministério do Turismo no governo de Dilma Rousseff. Ex-secretário da Fazenda do Maranhão nos governos Nunes Freire e Epitácio Cafeteira, delegado da Receita Federal em nosso estado, deputado estadual entre 1978 e 1982 e desde então, deputado federal reeleito sucessivamente, Pedro Novais, ribeirinho do Parnaíba nascido em Coelho Neto, é um permanente integrante da comissão de orçamento do Congresso Nacional e sobre sua conduta, jamais pairaram dúvidas. Íntegro, preparado, competente e voltado ao interior maranhense, como ministro do Turismo poderá promover um maior conhecimento do Brasil pelos brasileiros.

O Parnaíba é um dos mais belos rios do Brasil. No extremo sul do Maranhão e sul do Piauí, onde inicia sua longa trajetória banhando cidades e povoações nos dois estados, levando a integração e mantendo viva a natureza, o Velho Monge, cantado em versos e prosas pelos poetas Da Costa e Silva e Luiz Amaral, dentre outros, não é majestoso apenas no Delta, mas desde as suas nascentes, nas Chapadas das Mangabeiras, tendo por guardiã a Pedra da Baliza e avistando a Bahia e o Tocantins.

Permitir e dar condições que pessoas de outros lugares também possam desfrutar das Corredeiras da Taboca, da foz do Parnaibinha com o grande rio, da cachoeira do Riozinho, das matas que circundam o Parnaíba e seus afluentes, da Pedra da Baliza, dos vestígios do quilombo dos Macacos (ainda não reconhecido), enfim, da mais pura natureza, é um dever do Estado, e se feito de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, o rio e os ribeirinhos, é a garantia de uma convivência harmônica e necessária entre homem e natureza.

É essencial a construção da estrada ligando a cidade de Alto Parnaíba às nascentes do rio Parnaíba, cortando todo o vale do grande rio e seus afluentes, beneficiando as pessoas do lugar e trazendo turistas para o descobrimento do maior rio genuinamente nordestino. Esse foi o projeto que entregamos ao agora futuro ministro Pedro Novais, que poderá torná-lo uma realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário