Como consequência da construção e pavimentação do trecho da BR-235 entre as cidades de Gilbués e Santa Filomena, no sul do Piauí, novos estudos acabam de ser realizados no Parnaíba, entre Alto Parnaíba, no Maranhão, e Santa Filomena objetivando a construção da ponte sobre o maior rio genuinamente nordestino.
O transporte em canoas continua o mesmo há mais de cem anos. A sujeira na margem maranhense do Parnaíba é o retrato do atual governo de Alto Parnaíba. Foto: Rafael Rodrigues Brito
Com os novos trabalhos, a obra deverá ser iniciada brevemente, já que o prazo de conclusão da rodovia é 31 de dezembro de 2013. Essa estrada tem importância econômica fundamental para o agronegócio do sul piauiense e maranhense, oeste da Bahia e para o próprio Brasil, permitindo a interligação de uma das regiões mais produtoras do país ao centro sul.
Estou mantendo contato com a bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional para que a rovodia não morra em Santa Filomena e Alto Parnaíba, estendendo-a ao Estado do Tocantins, através de Lizarda n'um trecho de pouco mais de 100 km. Aí, sim, o corredor rodoviário norte-sul será uma realidade, deixando Alto Parnaíba de ser fim de linha para centralizar, com a co-irmã piauiense, o que costumo chamar de grande região do Alto Parnaíba.
Fotos: Inácia Nogueira - Reprodução Blog Cerrados - José Bonifácio Bezerra - Portal GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário