terça-feira, 30 de outubro de 2012

A MORTE DA EX-PRIMEIRA DAMA RAQUEL ARAÚJO

Aos 87 anos de idade, morreu no último dia 27 de outubro, em Paraíso do Tocantins, onde passou a morar aos cuidados de uma de suas filhas de criação, a ex-primeira dama de Alto Parnaíba, no sul maranhense, em duas oportunidades, dona Raquel de Araújo Sousa, já separada do ex-prefeito e atual vice-prefeito José de Freitas Neto, o popular Zé Paraíba.

Dona Raquel possuia raízes familiares em sua cidade natal, Lizarda, no Tocantins, a 110 km de Alto Parnaíba, mas parte de sua origem vem dos fundadores de Vitória do Alto Parnaíba, hoje apenas Alto Parnaíba, já que bisneta do fundador Cândido Lustosa de Britto. Ela era prima em segundo grau de meu pai, Antonio Rocha Filho, o Rochinha, já que sua mãe era da família Araújo Brito, prima de meu avô paterno Antonio de Araújo Rocha.

Conheci dona Raquel mais de perto no final da campanha eleitoral de 2004, quando ela substituiu o marido na disputa pela prefeitura de Alto Parnaíba, obtendendo a segunda colocação. Já a sabia uma primeira-dama discreta, porém a sua inteligência e lucidez nos assuntos de administração e de natureza política me surpreenderam, especialmente a sua decisão de, eleita, surpreender os incrédulos em sua capacidade com uma administração independente e honesta. Fui seu companheiro de chapa. O equilíbrio pessoal com o qual administrou o patrimônio do casal é a demonstração dessa verdade.

Sem festas, luxos, alardes, extremamente discreta, sem cargos na municipalidade, dona Raquel toi a típica mulher de prefeito que não dava opinião pública sobre os atos do marido, no entanto não se aproveitou do poder para corromper ou se corromper de qualquer forma.

Dona Raquel não tinha filhos biológicos e criou algumas sobrinhas como filhas, como Núbia e Jesus. O nosso pesar.

Portanto, o meu registro, a minha admiração e o meu respeito pessoal por essa dama de inegável valor moral e de integridade pessoal e política irreprováveis.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário