sábado, 28 de novembro de 2009

TEMOS JUIZ

Realmente o Tribunal de Justiça do Maranhão nomeou os novos juízes das comarcas de Alto Parnaíba e Tasso Fragoso, no extremo sul do estado, em solenidade realizada no último dia 23 de novembro, em São Luís.

Recebi uma mensagem do jovem advogado alto-parnaibano Sérgio Delgado Júnior, radicado em Palmas, noticiando, com a alegria natural a um bom filho da terra, o fato, que é de interesse das comunidades distantes e tão desamparadas pelo estado.

Os magistrados foram aprovados no último concurso público e a partir de agora, iniciam sua vida judicante, exercendo uma das missões mais nobres e elementares já delegadas a um ser humano - a de julgar o seu semelhante, a liberdade e os bens destes, de fazer manter funcionando plenamente as instituições democráticas e o estado de direito, dentre outras importantes e atribuições.

Para tudo isso é necessário o bom senso, a prudência, a tolerância, o alto conhecimento do direito, das leis, o amor à Justiça, o rigor contra a injustiça.

Em Alto Parnaíba, sem juiz titular desde janeiro de 2007, o novo magistrado é o Dr. Franklin Silva Brandão Júnior, que já esteve na cidade, e em Tasso Fragoso, o Dr. Sílvio Alves Nascimento. Que Deus os iluminem para o exercício normal (apenas normal) de suas funções, lembrando sempre da máxima de José Américo de Almeida, o estadista e literato paraibano, na consagrada obra A Bagaceira, de que "o mau juiz é o pior dos homens". Portanto, e pelas boas informações que tenho, os dois juízes saberão honrar o cargo e farão com que a Justiça triunfe e de que o bem prevaleça nesses torrões do nordeste brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário