sábado, 29 de dezembro de 2012

A MORTE DE DONA IZABEL GOMES DE ALMEIDA

Aos 96 anos de idade, morreu no início da noite de ontem, 28 de dezembro, na cidade sul maranhense de Alto Parnaíba, dona Izabel Gomes de Almeida, após ser levada ao hospital suspeita de um infarto.

Uma pessoa próxima de meus pais e de minha família, dona Izabel, também conhecida  como Izabel de Euzébia em alusão à mãe, era uma mulher sertaneja que criou a família sozinha e sem marido, transmitiu os melhores  ensinamentos do trabalho honesto, da dignidade e da responsabilidade aos seus filhos e netos, tornou-se,  face à  amabilidade e simpatia, uma pessoa amiga das famílias mais antigas de nossa cidade.

Criou os filhos com o sustento tirado da antiga profissão de engomar roupas, quando o instrumento dessa arte ainda era o rudimentar ferro à brasa, atendendo as principais famílias do lugar. O filho mais velho de dona Izabel, Mário Gomes de Almeida, hoje bacharel em direito e servidor público aposentado do Tribunal de Contas da União, após concluir o antigo ginásio no extinto Ginásio Alto-parnabano, deixou Alto Parnaíba e foi mais um retirante de uma terra sem secas a mudar-se para Brasília em busca de melhorias na vida, já que a terra berço não detinha condições de abrigar todos os seus filhos com instrução e trabalho mais qualificado. De servente de pedreiro a funcionário público federal, Mário estudou e cresceu na vida e agora, estruturado financeiramente e aposentado, estava passando a maior parte do tempo ao lado da mãe em nossa cidade. Aos outros filhos, Mizael, Israel, Arlete e José Maria, além dos sobrinhos que criou como filhos, dona Izabel transmitiu o saber de uma interiorana sem heranças e nem rendas, porém, trabalhadora honrada no decorrer de quase um século de existência.

Fica aqui o meu registro e a minha amizade a essa figura importante de minha cidade, rogando a Deus que a acolha e a ampare como uma de suas eleitas na morada eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário