segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FAMÍLIA, INTERESSES PESSOAIS E A COISA PÚBLICA

Não apenas senadores da República envergonham a nação, cujo espetáculo circense se não se tratasse da ética, da moralidade, da legalidade e do dinheiro público, seria até cômico. Isso pelo menos no município de Alto Parnaíba, situado no extremo sul maranhense. O mesmo Maranhão de José Sarney, que mesmo tendo o filho ilustre na presidência do Brasil, o nosso estado amarga os índices sociais mais negativos do país, comparáveis às nações mais pobres da áfrica. Com a eleição de um populista demagogo em 1988, Alto Parnaíba passou a ser governado por sucessivos prefeitos quase todos sem espírito público e sem compromisso sério e eficiente com a coisa pública. Atualmente a situação se agravou e desde 2004, com a volta de uma das famílias mais tradicionais da política local ao mando, o que se vê é a degradação moral, o enriquecimento imediato, a confusão entre o público e o privado, a falta de pudor político e de respeito mínimo para com o povo... povo, que se dane, é o pensamento dos sucessores políticos de Zuza Soares.

Confesso que não me sinto confortável em escrever sobre esse assunto. Mas tolerância e paciência têm limites. Com 43 anos de vida, o direito sagrado de indignar-me contra abusos continua juvenil. Ontem, 09 de agosto, eu me encontrava em minha chácara, na confluência do ribeirão São José com o rio Parnaíba, a 2,5 km da cidade, quando recebi uma notícia que simboliza o que existe de pior na política; que reflete o pensamento e as ações da família que administra a nossa terra. No período da tarde, o ex-prefeito Ranieri Soares se apropriou de uma motocicleta avaliada em mais de R$ 26.000,00, recentemente adquirida por Henrique Soares, secretário municipal de administração e finanças e filho mais velho do prefeito Ernani Soares. A motocicleta, uma WR própria para competições de rally, que se encontrava estacionada no pátio do edifício da Prefeitura Municipal, foi levada por Ranieri para a sua residência, próxima à casa do primo prefeito e do filho deste. Henrique teria chamado a polícia e dois policiais foram convidados pelo ex-prefeito para sair da calçada de sua casa e, obedientes, atenderam à ordem. Ranieri teria alegado o exercício irregular de um direito em face de dívidas contraídas consigo pelo filho do prefeito. É LASTIMÁVEL.

Para quem não conhece ou não está entendendo a política local, uma simples explicação.

Ranieri e Ernani são primos e disputaram a última eleição, entretanto, o ex-prefeito continua com parte da assessoria no governo do atual, inclusive a gestão contábil-financeira. Além disso, como deixou a Prefeitura bastante rico, Ranieri virou uma espécie de banco e de revendedor de carros luxuosos. Pobre povo!

10 comentários:

  1. Meu Caro,

    Tenho certeza que esta não é a tão sonhada Alto Parnaíba dos nossos antepassados. Com a implantação do "paraibismo" em 1989, Alto Parnaíba retrocedeu e seus habitantes parece ter perdido o orgolho altoparnaibano e acha tudo normal tudo natural. É lamentavel que esta gente brava, trabalhadora, lutadora, hospitaleira, tenha perdiddo seu brio.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Décio,

    O Senhor está certo e é quem sabe das coisas, pois vive aqui e trabalha pelo povo de Alto Parnaíba.
    Eu e minha família estamos com o Senhor.

    ResponderExcluir
  3. J.P.R e P.R

    Parabéns Dr. Décio,apesar de não ter falado o que a comunidade de Alto Parnaíba diz a perna que anda em praia de botas longas ridículas,que nada sabe sobre o que acontece em nossa cidade,e que está igual tatu no buraco com medo de mostrar a cara,não se importe,pois vc é quem importa para Alto Parnaíba.
    PARABÉNS,,

    ResponderExcluir
  4. Companheiro,
    Existem pessoas que a idade chega junto com a mediocridade, que vivem uma realidade totalmente diferente do povo sofrido de nossa terr e que acha bonito passar o dia inteiro de botas, as mesmas usadas para pisar no nossos povo durante anos. O salto quebrou !!! você foi muito feliz no seu comentário. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Dr. Décio,o Sr. ,faz o bem.É bom.Triste do povo.Essa gente vai pagar na justiça.Triste da perua!

    Antônio Cândido Brito e Ivan Brito Filho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dr. Décio,precisamos de Homens como o Sr. para mudar isso tudo que está acontacendo.
    Pois sofremos enquanto o luxo deles é de revoltar até mesmo as pessoas que os seguem..
    Más vamos lutar,"e conseguir" mudar isso..
    Parabéns,,

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Fico impressionado com uma pessoa que se diz religiosa, mentir, caluniar e desejar a morte de uma pessoa que diz verdades.
    Vá se purificar Espírito das trevas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, mais uma vez, meu caro!
    Creio que, de acordo com os "REVOLTADOS", o critério é a falta de critério. Pois, como é possível alguém descarregar tamanho despautério, por uma denúncia legal de um cidadão que se incomoda com a falta de rumos da política de sua terra.
    É realmente L A M E N T Á V E L...
    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  9. Ficamos impressionados com a tamanha ignorância, de certas pessoas que não queiram enchergar e que não fazem parte da nossa comunidade e querer dizer algo que não vivência e nem sentem o que o nosso pobre povo passa .....é L...a...s...t...i...m...á...v...e...l;
    Em 12 sou 12...estamos com você...Dr.Décio
    Vamos vencer essa batalha a favor do povo Alto Parnaibano.

    ResponderExcluir
  10. É LASTIMÁVEL ISSO ACONTEÇER EM NOSSA CIDADE,POR ESSES I OUTROS MOTIVOS QUE A NOSSA QUERIDA ALTO PARNAIBA CONTINUA SENDO A MESMA CIDADE DE SEMPRE.COMO CONTERRANIO FICO AQUI EM GOIANIA ONDE MORO TORCENDO PARA QUE ISSO MUDE UM DIA....

    ResponderExcluir