sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PONTO ALTO DO FESTEJO DE SANTA FILOMENA

Os festejos dedicados à padroeira Santa Filomena, na cidade piauiense que leva o mesmo nome, se encerrão amanhã, após dez dias de missas, leilões, bailes, jogos, comidas típicas, enfim, o lazer.

A comunidade de Santa Filomena mantém a tradição da religiosidade, da harmonia e da fraternidade entre as pessoas, cultuando a cada ano a sua padroeira, que, mesmo com o desaparecimento (roubo) da antiga e sacra imagem da santa, o povo continua a prestigiar a mais popular de todas as suas festas.

Até na política de outros estados Santa Filomena obra milagres. Ontem, quem passava pela praça matriz, a Barão de Paraim, se deparou com uma cena insólita para o Tocantins. No mesmo botequim, na mesma mesa e na mesma conversa, o ex-governador Moisés Avelino, atualmente deputado federal, e o ex-prefeito de Palmas e ex-senador Eduardo Siqueira Campos, filho do ex-governador Siqueira Campos, históricos adversários políticos no mais jovem estado da federação. Moisés é filomenense, filho de um dos maiores líderes políticos do município, o ex-prefeito Antonio Luiz Avelino, também fazendeiro, proprietário de terras e empresário empreendedor para a sua época, e de dona Zulmira Nogueira Avelino, já falecidos. O filho do principal criador do Tocantins é casado com uma filha da cidade sul piauiense, Poliana, que vem a ser neta do ex-oficial de Justiça Manoel Currupi e de dona Olindina Vieira, uma mulher batalhadora, também mortos.

Portanto, sob o manto protetor da padroeira, e tendo o bom e cordial prefeito Esdras Avelino Filho como cicerone e condutor do diálogo ameno, Santa Filomena foi palco de um encontro civilizado e promissor entre duas grandes lideranças do Tocantins, que promete muito mais até o dia principal do festejo, o dia 15.

Desde o ano passado, foi instituído o Dia do Vaqueiro no festejo. Hoje, na madrugada, dezenas de vaqueiros ou vestidos de vaqueiros, com seus trajes típicos e devidamente montados, sob a coordenação do criador do evento, o juiz de direito Aderson Antônio Brito Nogueira, filho da terra, percorreram as ruas da cidade, acompanhados por populares e muito foguete (o filomenense é tipicamente apaixonado pelo produto), encerrando a cavalgada em frente ao Santuário de Santa Filomena.

Além de manter as tradições, resgatando a figura do vaqueiro, várias cabeças de bovinos foram arrecadas e serão leiloadas nas noites de hoje e de amanhã em favor da Igreja. Uma excelente ideia de um jovem magistrado no topo da carreira, faltando apenas uma promoção para passar a integrar o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí. Este é útil à terra berço.

Como costuma dizer minha amiga, professora e animadora de eventos católicos em Alto Parnaíba, Rosimary Moraes de Azevedo, o festejo é o momento forte da comunidade!

2 comentários:

  1. O Festejo da Padroeira de Santa Filomena Ainda tem alguma coisa de Nostalgico, Lirico, Que nos faz Emocionar.
    Essa confraternização Politica é Salutar e serve de exemplo para as novas gerações de lideranças: Adversario Politico mais não inimigo pessoal. Parabens Dr Decio Pela Sensibilidade... Dr Aderson, és um Justo.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo Dr. Décio,
    Estive eu, presente neste inusitado, porém, feliz momento. Foi, no míninmo gratificante, ver que dois representantes do alto escalão da política brasileira -Um deputado federal e um ex-senador darepública-são ainda dotados de educação e cordialidade.
    Na ocasião, fiquei deveras encanado, com a recepção de anfitrião do Dr. Moisés e pela simpatia em amostra de amor por nossa Santa Filomena. Quando, lembrando alguns ilustres personagens da terrinha, classificou-a como, no mínimo hoje, sua terceira terra.
    No mais, creio que seja redundante, de minha parte, parabenizá-lo mais uma vez, Dr. Décio, por mais uma bela crônica.
    T.´.´F.´.A.´.
    Alberto Augusto do Amaral Rocha

    ResponderExcluir