sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BANCO DO BRASIL EM ALTO PARNAÍBA

Acabo de receber um telefonema da professora Carmélia Pacheco, uma atuante ativista das causas de nossa terra, informando que a cidade sul maranhense de Alto Parnaíba terá de volta em 2012 uma agência do Banco do Brasil, aqui fechada há mais de dez anos, já liberada pela direção do maior banco da América Latina.

É uma reconquista de muitos brasileiros de Alto Parnaíba que se movimentaram na época do fechamento de nossa agência e que jamais se conformaram com esse fato, permanecendo na luta por essa causa.

Um dos grandes produtores de grãos do Brasil, o município de Alto Parnaíba, localizado a 1.080 km de São Luís, é o primeiro no Maranhão banhado pelo rio Parnaíba, onde nasce, e possui privilegiada localização geográfica em limites com o sul do Piauí, oeste da Bahia e Tocantins e com outros dois municípios maranhenses, Tasso Fragoso e Balsas.

São milhares de hectares de terras propícias à agricultura em grande escala, com cultivo intenso de soja, arroz, milho e algodão, fazendas excelentes para a pecuária e outras criações, presença crescente do agronegócio, com clima extremamente favorável - sem seca nem inverno excessivo -, além da ausência de conflitos fundiários significativos. Aqui não existem nem MST nem UDR.

Com certeza, a agência do Banco do Brasil em Alto Parnaíba será em pouco tempo uma das maiores do estado. Excelente notícia.

Um comentário: