domingo, 18 de dezembro de 2011

A MAÇONARIA E O POETA

A loja maçônica Harmonia e Trabalho, do Grande Oriente do Brasil, que engloba obreiros das cidades de Alto Parnaíba, Santa Filomena e Tasso Fragoso, também se engajará nas comemorações do centenário do poeta Luiz Amaral em 2012, segundo me assegurou o seu atual venerável (presidente) Maurício do Amaral Rocha.
O poeta e sua musa e esposa, Zenaide do Amaral Brito. Foto: do meu arquivo pessoal.

A ideia inicial seria uma gincana cultural, voltada para a obra literária do poeta, orador, escritor, jornalista, cronista e professor Luiz Antonio do Amaral, alto-parnaibano nascido em 08 de fevereiro de 1912 na Fazenda Praia, hoje pertencente ao território do município sul maranhense de Tasso Fragoso. Foto: reprodução do blog BPI.

Será um dia dedicado a Luiz Amaral; à poesia; ao bom gosto literário; ao resgate da própria história e formação de nosso município, com a participação de estudantes, de palestrantes e debatadores, envolvendo as comunidades n'um grande movimento de divulgação, reconhecimento e exaltação aos artigos, crônicas, sonetos, cartas, discursos e poesias desse gênio imortal, uma fascinante mistura do mais puro provincianismo com o que há de melhor na cultura e na literatura universais.

Oriundo da Grande Loja Maçônica da Barra, à margem do rio São Francisco no oeste da Bahia, Luiz Amaral foi um dos fundadores da loja maçônica Harmonia e Trabalho, ocupando merecidamente o cargo de orador por muitos anos. Na inauguração oficial da oficina dos maçons em 11 de setembro de 1964, profetizando ele sentenciou a trajetória já vitoriosa dessa entidade que reuniu na sua formação homens da chamada era de ouro de nossa região - como diria Berilo Vargas -, exclamando:

"Plantada em terra fértil ela nascerá e crescerá, e - árvore acolhedora e amiga - fartamente e por toda a vida dará fruto e dará sombra a quem precise" (Meu Livro, p. 101 a 105).

Essa boa árvore tem mais uma missão especial: relembrar a vida e obra de um dos maiores poetas de todos os tempos, cujo fruto precisa e deve ser levado ao conhecimento de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário